Jatobá: Léo do Banco amplia vantagem sobre adversários, aponta pesquisa

O Instituto Prever apresentou neste domingo, 14 de abril, os primeiros números da corrida eleitoral para a Prefeitura de Jatobá já com o médico Gerson Pereira no lugar do prefeito Robertinho que desistiu da reeleição. De acordo com o levantamento, o pré-candidato da oposição, Léo do Banco, abre quase 17 pontos de vantagem sobre o 2° colocado.

No primeiro cenário espontâneo, onde o entrevistador não indica nenhum nome ao eleitor, Léo do Banco foi citado por 48,3% dos entrevistados, Dr. Gerson por 17,7% e o prefeito Robertinho por 12,9%. Outros 18,8% dos eleitores não responderam ou não quiseram opinar e 2,3% disseram que vão anular o voto ou votar em branco.

No primeiro cenário estimulado, onde o entrevistador apresenta uma planilha com os nomes dos pré-candidatos – e aqui ele inclui o nome do atual prefeito – o pré-candidato Léo do Banco tem 50,6%, Robertinho 24% e Dr. Gerson 17,7%, e 1,8% afirmaram que vão anular seus votos ou votar em branco.

O instituto Prever parte para uma terceira pergunta estimulada, agora só com os nomes de Léo do Banco e Dr. Gerson. O resultado ficou assim: Léo do Banco 55% e Dr. Gerson 38,7%. Não sabe ou não responderam 5,9% e 0,4% afirmaram que vão anular o voto ou mesmo votar em branco. Aqui Léo do Banco quase 17 pontos de vantagem sobre o médico.

Na quarta pergunta estimulada, agora com os nomes de Léo do Banco e Robertinho, os números são esses: Léo do Banco 56,5% e Robertinho 39,1%. Não sabem ou não quiseram responder 4% e 0,4 disseram que não anular o voto.

Outro fator que está pesando a favor do pré-candidato Léo do Banco é a percepção de vitória apontada pelo Instituto Prever. Quando foi perguntado sobre quem acredita que será o próximo prefeito, independentemente em quem vai votar, 55,7% do eleitor jatobaense acha que será Léo do Banco, outros 19,9% acham que será Dr. Gerson e outros 15% acham que será o atual prefeito. Pra essa pergunta 8,5% não souberam ou não quiseram responder.

Rejeição

Quando perguntado em quem não votaria de jeito nenhum, o prefeito Robertinho é o mais rejeitado pela população. Números: 32,5% afirmaram que não votariam no atual prefeito de jeito nenhum, outros 24,4% disseram que não votariam no Dr.Gerson e 21,4% disseram que não votariam em Léo do Banco.

O Instituto Prever entrevistou 271 pessoas entre os dias 06 e 07 de abril de 2024 na sede e na zona rural de Jatobá e está registrada no TSE sob o seguinte protocolo: MA-08648/2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *