Governador Carlos Brandão apresenta propostas para o setor empresarial

O governador do Maranhão e candidato à reeleição, Carlos Brandão (PSB), foi o grande destaque do Encontro Empresarial com os candidatos a Governador, realizado na tarde desta segunda-feira (19), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santos, do Sebrae-MA.

O encontro, que reuniu os quatro candidatos melhor posicionados nas pesquisas de intenções de voto, foi marcado pela fala do governador, que ressaltou sua experiência de trabalho ao lado do ex-governador e candidato ao Senado, Flávio Dino (PSB).
“Não tenho dúvida de que existe uma grande aclamação popular, muito devido ao trabalho que fizemos e do que ainda iremos fazer pelo povo do Maranhão”, disse Brandão, no início da sua fala no evento.

O primeiro tema abordado pelo encontro foi quanto à atração de novos investimentos. Em sua resposta, Brandão pontuou os investimentos em isenção fiscal e a ampliação de oportunidades.
“Automatizamos o processo de criação de novas empresas. Além da isenção fiscal, continuamos incentivando a qualificação profissional, a exemplos dos Iemas e dos programas que atendem ao comércio e à indústria, como o Trabalho Jovem”, afirmou o governador, pontuando, ainda, outros programas, como Agente Jovem Ambiental e Iema Vocacional.

O governador ressaltou, também, sobre ampliação da malha portuária e a criação de um bom relacionamento com os empresários. “Nas 19 regionais, reunimos com os empresários, para ouvir suas demandas. E para aprimorar cada ação. Com o conhecimento que a gente tem, vamos aproveitar a nossa mão de obra e nos desenvolver”, afirmou.

O segundo tema escolhido foi turismo. De início, Brandão apontou que, mesmo impactado pela pandemia do coronavírus (COVID-19), o Maranhão contou com diversas ações para sua recuperação – como a realização da maior festa junina do país, o São João do Maranhão, que contou com alto investimento e reforçou o desenvolvimento do estado, com geração de emprego e renda.

Além dos eventos juninos, que ocorreram por mais de dois meses no Maranhão, o governador destacou a recuperação de estradas federais e estaduais e a ampliação do transporte aéreo, com acesso aos Lençóis Maranhenses.
“Abrimos outros pontos turísticos, como a Floresta dos Guarás. E fortalecemos a questão dos ferry-boats: hoje, atendemos milhares de pessoas com excelência. (…) Eu sou um entusiasta da questão do turismo. E iremos fazer uma grande regularização fundiária no nosso estado, para que todo mundo viva em paz e com oportunidades. Esse será um dos grandes desafios do nosso governo”, analisou, ao citar, também, as comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas.
“Nós vamos levar escolas técnicas para todos os municípios. Acabamos com as escolas de taipa e hoje não tem mais. Isso faz com que a gente resgate a dignidade do povo maranhense. Compramos 200 ônibus. Não tivemos greve e ainda temos um dos melhores salários dos professores do país. Temos os professores como nossos aliados. Está resolvido? Não, mas iremos fazer muito mais”, destacou Brandão, ao acrescentar fala sobre educação.

No tema agricultura, o governador foi questionado sobre o combate à febre aftosa no Maranhão. Para Brandão, muito tem sido feito desde sua atuação como deputado federal, com ações da Aged-MA, além de parcerias necessárias e de entender cenários onde o combate deu certo, como na Bahia e no Pará.
“Avançamos muito. Estamos em um cenário livre de aftosa. E queremos avançar mais, para retirar a vacinação. Não tenho dúvida de que ano que vem sairemos disso, para valorizar o produtor rural e sai do nicho de vender só para um ou dois”, assegurou.

Questionado sobre pirataria, Brandão pontuou que o debate com a classe empresarial será fundamental, ao citar novamente exemplos que deram certo, como em Brasília, com a Feira do Paraguai. “Eu quero encontrar uma forma, junto aos empresários, para que as pessoas de baixa renda também tenham oportunidades. Quero o diálogo, abrir pro debate e encaminhar soluções pra Assembleia Legislativa. Temos que encontrar uma saída”, comentou.

Na quinta pergunta, Brandão teve nova oportunidade para analisar sobre motivação no campo estudantil e acesso ao mercado de trabalho. “Mesmo com o esforço que a gente teve nos últimos anos, ainda existe muito a avançar. Mas temos que considerar que não tínhamos, por exemplo, escolas profissionalizantes nem escolas de tempo integral. Estamos avançando, como é o caso do programa Cidadão do Mundo, que dá possibilidades aos alunos de aprender novos idiomas e conhecer novas culturas. Vou fortalecer a educação, porque só a educação transforma a vida da pessoa”, reforçou.
“Teremos um debate cada vez mais profundo com a classe empresarial, para poder desenvolver o nosso Maranhão”, agradeceu Brandão pela participação no Encontro.
E acrescentou: “Sei fazer, e vou fazer muito mais. Eu me preparei esse tempo todo e conheço profundamente o nosso Maranhão. O que eu puder facilitar e for bom para o nosso estado, eu farei. Se eu merecer a confiança e o voto de vocês, eu continuarei avançando. Muito obrigado!”.

Mais – Ao longo de todo o evento, Brandão foi bastante elogiado e aplaudido pelo público, formado em sua maioria por representantes empresariais do Maranhão.

Entre eles, estiveram: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão; Associação Comercial do Maranhão; Associação dos Jovens Empresários do Maranhão; Associação Maranhense de Supermercados; Associação dos Criadores do Maranhão; Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís; Centro das Indústrias do Maranhão; Federação das Associações Empresariais do Maranhão; Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão; Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão; Federação das Indústrias do Maranhão, entre outros.

Confira a agenda de Carlos Brandão para esta terça-feira (20).

Manhã – Entrevistas para veículos de comunicação locais

Tarde – Gravação

Noite – Plenária da Educação/ Plenária da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *