Econométrica: Brandão amplia vantagem e chega aos 48,8% de votos válidos

Mais uma vez a liderança de Brandão segue cristalizada: 87,5% dos entrevistados afirmaram que não irão alterar seu voto até as eleições 2022 (Foto/Divulgação)

Neste domingo (11), foi revelada a terceira pesquisa de intenções de voto para as eleições 2022 no Maranhão, por meio do Instituto Econométrica/O Imparcial. Segundo os dados, o governador do Maranhão e candidato à reeleição, Carlos Brandão (PSB), segue liderando e abriu larga vantagem quanto aos demais candidatos.

Na pesquisa estimulada, que questiona ao eleitorado maranhense “se a eleição para o governo do Estado fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem o sr(a) votaria?”, Brandão aparece com quase o dobro de votos do segundo lugar, com 44,6% das intenções de voto – frente aos 22,4% de Weverton Rocha (PDT), empatado tecnicamente com Lahesio Bonfim (PTB), com 20,1% das intenções.

O crescimento de Brandão nas pesquisas é evidente: na primeira pesquisa do Instituto Econométrica/O Imparcial, a distância para o 2º lugar era de 11% – aumentando para 19,3% no segundo levantamento e praticamente dobrando na terceira, com 22,2%.

O favoritismo de Brandão é percebido, também, na pesquisa sobre a consolidação dos votos dos eleitores, que pergunta aos eleitores se o candidato em quem irão votar está definido ou se existe possibilidade de mudar.

Mais uma vez a liderança de Brandão segue cristalizada: 87,5% dos entrevistados afirmaram que não irão alterar seu voto até as eleições 2022, com forte apoio à reeleição do governador.

A vitória de Brandão é destaque, também, em outros dois cenários: na pergunta “Quem você acha que vai ganhar a eleição para governador do Maranhão, independentemente de sua preferência?”, o candidato do PSB será o vencedor da eleição, de acordo com 51,1% dos entrevistados – o segundo lugar aparece com apenas 18,7%. Já nos votos válidos, o governador aparece com 48,8% – frente aos 24,5% de Weverton Rocha e os 22% de Lahésio Bonfim.

“Nova pesquisa retrata a opinião popular. Ampliamos a vantagem para o Governo. A Econométrica/O Imparcial aponta 44,6% na estimulada e 48,8% nos votos válidos. Nossa campanha e nossas ideias ganham força em todo o Maranhão. O coração é só gratidão pela confiança dos maranhenses”, agradeceu Brandão em suas redes sociais.

Pesquisa Econométrica/O Imparcial

Na pesquisa Econométrica/O Imparcial, foram ouvidas 1.490 pessoas em 55 municípios do Maranhão, incluindo a capital São Luís, entre os dias 5 e 9 de setembro de 2022.

A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número MA-06547/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *