Artigo do governador Carlos Brandão: Seja bem-vindo, dezembro!

Chegamos a dezembro. E devo confessar o quanto acho verdadeiramente impressionante como o tempo passa com tanta rapidez. Principalmente quando nos ocupamos com o que nos faz bem, nos motiva. Quando estamos diante de um jogo de futebol, intenso, veloz, cheio de alternativas, nos vem logo o comentário: jogo bom, passa rápido. Assim, chegamos ao último mês do ano com a sensação de que, mesmo diante de tudo que fizemos, queríamos ter feito mais. Diante das impossibilidades e do respeito à legalidade, temos que guardar trabalho para o próximo ciclo.

De todo modo, conseguimos manter o Maranhão com saldo positivo no número de empregos, mês a mês. E somos o segundo do país a apresentar a maior redução na taxa de desemprego. Isso é sinal de que estamos alcançando nossos objetivos, mesmo diante de tantas dificuldades que não só o Maranhão, mas todos os estados passam. Nossa estratégia é firmar parcerias, tanto com a União como com a iniciativa privada; reforçar nossas potencialidades; garantir segurança jurídica e institucional aos investidores; continuar o processo de capacitação da mão de obra maranhense e manter os investimentos públicos.

Aliás, sobre investimentos públicos, não há como deixar de citar o lançamento de uma obra estruturante que estamos iniciando na Grande Ilha. A Avenida Metropolitana, que terá cerca de 10 km de extensão, será executada em quatro etapas, impactando cinquenta bairros da capital, quatro cidades e beneficiando aproximadamente um milhão de maranhenses. Executada em parceria com o governo federal e municípios, ela vai garantir muito mais do que uma melhor mobilidade urbana. Além da segurança no ir e vir, os moradores da região verão nascer novas oportunidades na economia e ganharão aquele precioso tempo para utilizarem da melhor forma. Sendo com a família: melhor ainda. 

E por falar em família, precisamos deixar registrada a nossa imensa satisfação em ter recebido, há uns dez dias, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para o lançamento do projeto Telemedicina, uma nova esperança a muitas famílias que moram em locais distantes e que carecem do acesso a médicos especialistas. Em junho de 2022, tive que passar por um procedimento cirúrgico. E no período de internação comecei a conversar com os médicos sobre a possibilidade de termos consultas à distância para os maranhenses. Agora, em parceria com o Ministério da Saúde e a Beneficência Portuguesa, por meio do projeto TeleNordeste, chegaremos aos 217 municípios maranhenses, contanto com o apoio fundamental da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). A ideia é a de que o usuário, após consulta com o clínico geral na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, do bairro ou povoado, caso seja necessário, agende uma consulta on-line com um especialista. É simples, mas temos a certeza de que trará ótimos resultados.

De ação em ação, valorizando o tempo que Deus nos proporcionou para deixar algo de bom aos maranhenses, seguimos com a plena consciência de que o Maranhão não pode perder tempo. Então, seja bem-vindo, dezembro!

Carlos Brandão

Governador do Maranhão

1 thought on “Artigo do governador Carlos Brandão: Seja bem-vindo, dezembro!

  1. Parabéns ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde!
    Em um país continental como o nosso, só a tecnologia da Telemedicina pra dar acesso aos nossos pacientes que precisam da opinião de especialistas nos problemas de saúde com diagnósticos cada vez mais comuns na população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *