Governo dá início à Semana Estadual de Vacinação no Maranhão; saiba como foi em Colinas

O Governo do Maranhão iniciou, nesta segunda-feira (27), a Semana Estadual de Vacinação. A ação de mobilização para incentivar a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Até 3 de dezembro, a meta é atualizar as cadernetas de vacina desse público em todo o estado.

Em Colinas, a ação aconteceu na Praça Dias Carneiro e contou com a presença da superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila de Nazaré Vasconcelos dos Santos, da prefeita Valmira Miranda e da secretária municipal de saúde, Soliane Monteiro. “O governador Carlos Brandão quer intensificar a vacinação em todos os 217 municípios para aumentar a cobertura vacinal”, disse Dalila.

A chefe do departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, disse que a Semana Estadual de Vacinação é uma ação importante porque coloca em prática as atividades do microplanejamento, que busca atingir uma vacinação de alta qualidade. “O Ministério da Saúde propõe e o Maranhão está buscando estratégias de busca ativa, em áreas prioritárias, para alcançar este público que, por algum motivo, ainda não foi vacinado nos 217 municípios”, disse.

Para ampliar a cobertura vacinal, o município de Colinas iniciou a semana com visitas a casas e escolas com crianças e adolescentes menores de 15 anos. “Estamos à disposição de formar sempre parcerias e melhorar a vida da população. A vacina é importante para proteger de doenças e vamos intensificar a busca nas casas e estaremos a semana inteira ofertando vacinação na praça da cidade”, informou a prefeita, Valmira Miranda.

A dona de casa Marcia de Souza Oliveira, moradora do Bairro Sem Terra, aproveitou a oportunidade para imunizar o filho de três meses. “Estava aqui perto da praça, soube da vacina e vim logo proteger meu filho”, disse Márcia.

Também para divulgar a ação entre os alunos e multiplicar a informação em casa, a equipe e o Zé Gotinha estiveram conversando com os alunos no Educandário Escola Elisabetta Renzi e Unidade Integrada Maria do Socorro Macêdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *