
O governador Carlos Brandão anunciou nesta quinta-feira (27) a abertura do edital para contratação de empresas interessadas em realizar o estudo técnico para uma nova licitação de transporte semiurbano na Grande Ilha, que será viabilizado por meio da Maranhão Parcerias (Mapa) e da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 29 de março.
A iniciativa tem como objetivo apresentar contribuições para melhorias dos serviços de transporte público do Estado, garantindo maior eficiência, segurança e comodidade dos passageiros, bem como estimular o desenvolvimento econômico e a mobilidade sustentável. Em suas redes sociais, o governador afirmou que “o governo tem missão de garantir um serviço de mais conforto, qualidade e segurança aos usuários do transporte público”.
Atualmente, o sistema de transporte da Região Metropolitana de São Luís conta com 82 linhas operadas por 19 empresas, e uma frota com mais de 300 coletivos.
Para o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, com a realização dos estudos, será possível uma gestão operacional do transporte com maior qualidade. “Os estudos que receberemos permitirão que a gestão do transporte semiurbano seja feita com maior eficiência, entendendo os desafios que temos na Grande Ilha e propondo a utilização de novas tecnologias que melhorem a qualidade de vida dos motoristas e passageiros, além do bom funcionamento das linhas. Estamos seguindo a determinação do nosso governador Carlos Brandão, que é unir forças com os parceiros privados em prol de melhorias para os maranhenses”, afirmou.
Já o presidente da MOB, Adriano Sarney, destacou a importância dos estudos para a melhoria na qualidade de vida de quem utiliza o transporte coletivo diariamente. “Sabemos o quanto o transporte semiurbano impacta a vida de milhares de pessoas todos os dias. E é justamente por isso que essa nova licitação está entrando em ação. Nosso objetivo é garantir mais segurança, acessibilidade e conforto para quem usa o sistema. Esse estudo técnico é um passo fundamental para construir um transporte mais eficiente e moderno, sempre pensando no bem-estar dos passageiros. Estamos trabalhando para transformar a mobilidade da Grande Ilha e esse é mais um avanço”, ressaltou.
Podem participar do chamamento público, pessoas físicas ou jurídicas que cumpram todos os requisitos previstos no edital e na legislação vigente. A documentação solicitada inclui itens obrigatórios, como: sumário executivo, relatório de situação atual, modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica. A documentação deve ser entregue presencialmente na sede da Mapa, localizada no Edifício Cesário, que fica na Avenida Senador Vitorino, nº 29, Anel Viário, ou enviada para o e-mail contato.dnms@mapa.ma.gov.br.
Clique no link abaixo e confira o edital:
You may also like
-
Governo do Maranhão reforça ações na educação com entrega de cinco escolas e duas quadras poliesportivas em São Luís
-
Carnaval em São Luís terá reforço na segurança com câmeras de reconhecimento facial
-
Brandão lança Programa Mãos à Obra para agilizar a manutenção dos prédios públicos da rede estadual
-
Artigo | Caminho de desenvolvimento e de cuidado com as pessoas
-
Brandão autoriza venda do etanol direto das indústrias para os postos de combustíveis no Maranhão