Eleições 2022: MBO aponta crescimento de Brandão

Pesquisa realizada pela MBO Pesquisa, em 60 municípios maranhenses, registrada no TRE-MA sob o número MA04312/2022, mostra mudanças na corrida ao Palácio dos Leões e, pela primeira vez, traz o candidato do governo na frente, sem empates com o senador Weverton.

Em um cenário espontâneo, Carlos Brandão começa a ser preferência do eleitor, com 15,20%, deixando para trás o senador Weverton Rocha (PDT), que aparece em terceiro lugar, com 10,60%, atrás, inclusive, de Lahésio Bonfim, que vem com 12,1%.

O cenário de queda de Weverton sugere que os apoios que vem perdendo ao longo das semanas têm refletido na confiança do eleitorado. O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) aparece logo atrás de Weverton, com 9,7%. Josimar teve um crescimento de quase 60% em relação à última pesquisa.

Sem fôlego, o senador Roberto Rocha aparece logo em seguida com seus 4,1%, seguido pelos 2,3% de Edivaldo.

Em um cenário induzido, quando são apresentados os candidatos ao eleitor, o cenário espontâneo se fortalece. Isso porque Brandão se consolida com 22,25%, seguido de Lahésio com seus 17%; Weverton aparece com 14% e Josimar com 12,8%.

Com a pesquisa, é possível observar o crescimento de nomes como Lahesio e Josimar na preferência do eleitor, ao passo que Weverton começa a perder mais espaço. Roberto Rocha, Edivaldo e outros nomes não empolgam.

Nos últimos dias, o pedetista contabilizou uma série de baixas no seu “foguete sem ré”.

O último da tripulação a pular do veículo foi o presidente da Assembelia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), que vai emplacar a mulher, Ana Lobato, na primeira suplência da chapa ao Senado encabeçada por Flávio Dino (PSB).

De nomes expressivos da política do Maranhão, só resta mesmo a senadora Eliziane Gama (Cidadania) anunciar seu pulo do “foguete”.

E claro, essa sequência de esvaziamento de um lado e fortalecimento de outro, tem uma motivo: a competente  articulação política do novo governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), que já aparece com 15,2% na referida pesquisa, praticamente isolado na liderança.

Leia também ⤵️

https://matiasmarinho.com.br/2022/04/01/pesquisa-alem-de-perder-tripulacao-do-foguete-weverton-rocha-ja-aparece-em-terceiro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *