A abertura da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorreu na noite desta terça-feira (18) reunindo profissionais da ciência, tecnologia, comunidade acadêmica e contou com a presença do governador Carlos Brandão e de secretários de estado.
O tema deste ano sugere a integração da SNCT às comemorações acerca da reflexão sobre o processo histórico de Independência do Brasil na construção e desenvolvimento da nação brasileira.
Com quatro dias de programação, a Semana conta com apresentação de palestras, minicursos e pôsteres relacionados ao tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A programação do evento objetiva a difusão e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população e também dar visibilidade à produção de conhecimento local.
Para o governador Carlos Brandão, a Ciência e Tecnologia são fundamentais para o estado e o país e, por meio da realização da Semana, o governo mostra para a sociedade os avanços nestas áreas. “Não existe avanço no estado sem incentivo à ciência e tecnologia. Hoje mesmo assinei um decreto que regulamenta a expansão da ciência e tecnologia dentro do Centro Histórico para termos no futuro um grande centro tecnológico com foco na capacitação dos jovens”, declarou.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, além de destacar que a 19ª SNCT é a terceira maior Semana do Nordeste e a sétima maior do Brasil, afirmou que o governo estadual tem compromisso com a ciência e tecnologia.
“Após dois anos de pandemia estamos aqui reunidos neste grande evento de abertura da SNCT considerada a terceira maior do Nordeste, para mostrar ao povo maranhense os avanços nas áreas de pesquisa com a ciência, tecnologia e também na inovação. O governo leva a sério a ciência porque entende que não há desenvolvimento sem investimento no futuro com foco no conhecimento científico/tecnológico”, afirmou o secretário Davi Telles.
O aluno de Engenharia Florestal da UemaSul, Weslley Moura, avalia a SNCT como uma porta de oportunidades para a aquisição de conhecimentos nas áreas de tecnologia e inovação.
“Na sala de aula aprendemos muito a parte teórica, acaba que ficamos um pouco limitados, e com a Semana de Ciência e Tecnologia o horizonte se amplia. Vamos apresentar soluções no ramo agrícola e biológico com foco no atendimento dos pequenos produtores”, comentou.
A programação completa do evento está disponível no site www.semana.secti.ma.gov.br e seguirá até a sexta-feira (21), das 9h às 20h, na Praça das Mercês, Centro – Praia Grande.
Quem pode participar
Professores, pesquisadores da educação básica e superior, estudantes e a sociedade de um modo geral estão convidados para participar dos quatro dias de programação.
Para assistir às palestras, rodas de conversa e demais atividades é só se inscrever no local.
O encerramento da SNCT será no dia 21 e terá a premiação dos melhores trabalhos apresentados em cada área do conhecimento.
Conheça a SNCT
A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia é organizada anualmente pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O tema é definido pelo MCTI.
Todos os anos, propõe-se um tema relevante e atual para mobilizar a população a respeito de atividades sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, tornando acessível a todos o conhecimento científico.
You may also like
-
Base aliada coordenada por Marcus Brandão elege 23 vereadores em São Luís
-
Leões comemoram um grande leque de aliados eleitos, e destaca três casos
-
Aeroporto de Imperatriz é entregue após obras de reforma, ampliação e modernização
-
ANDORINHA SÓ – Deputados saem em defesa do governador Brandão após críticas de Othelino Neto
-
Mirador | Zé Renato tem candidatura homologada a prefeito