Governo do Maranhão vai investir R$ 25 milhões em um projeto de valorização da cultural local que será desenvolvido na capital São Luís e no interior do Estado
Com um investimento maciço nas manifestações folclóricas de cunho tradicional da cultura local, apoiando empreendedores e toda a cadeia produtiva também do turismo, o governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) apresentou na terça-feira, 10, em entrevista coletiva no Palácio dos Leões, o projeto São João 2022. Brandão informou que os festejos juninos iniciam dia 27 deste mês e prosseguem até 31 de julho, sempre de quinta-feira a domingo, em arraiais espalhados na Região Metropolitana de São Luís e interior do estado. Serão mais de 500 atrações e a previsão de cerca de 450 mil visitantes no período.
Ao destacar o investimento de 25 milhões no período mais festivo dos maranhenses, o governador falou também do retorno quadriplicado desses valores para a economia local em turismo e negócios, assim como da importância da volta dos festejos com segurança após a pandemia da Covid-19.
“Será um momento de reencontros, onde muitos irão ter a oportunidade de reviver as tradições do folclore, tudo isso depois de dois anos de pandemia, onde estaremos distribuindo cerca de mil equipamentos de apoio ao comércio informal, fomentando assim a logística dos vendedores de pipoca, algodão doce, milho, entres outras atividades. Um momento histórico, de resgate da nossa cultura e do nosso São João. Tivemos um período delicado do coronavírus, com muito sofrimento, muitas dificuldades, óbitos; mas, nosso estado foi um dos que se saiu melhor no combate à pandemia e avançamos muito no que diz respeito à vacinação, que é o principal mecanismo contra a doença. Agora, vivemos outro momento, em que outros estados também retomam suas atividades de trabalho e também, culturais”, sintetiza Carlos Brandão.
Serão mais de 500 apresentações nos arraiais espalhados pela cidade de São Luís e municípios maranhense, descentralizando assim os festejos juninos e levando aos bairros está que é uma das mais belas manifestações populares do país. Além dos grupos de bumba boi, de dança, quadrilhas e atrações musicais já esperados, haverá, ainda, o Arraial do Povo de Deus, no Parque do Rangedor, voltado para o público evangélico; homenagem a 10 personalidades da cultura do Maranhão; e o Boi Dirigível, uma surpresa’ da programação.
O secretário de Cultura e Turismo, Paulo Victor, garantiu a descentralização dos arraiais para toda população ter acesso às brincadeiras juninas depois de tanto tempo sem poder desfrutar da cultura maranhense. “Iremos realizar o maior e melhor São João do país. É um desejo do nosso governador Carlos Brandão de levar as apresentações para o interior do estado. Estamos enviando estrutura e grupos para que todos possam ter acesso a nossa cultura”, disse o secretário.
Em São Luís será, entre outros espaços, na Praça Nauro Machado, Ipem, Parque do Rangedor, zona rural, Shopping da Ilha, Cohama, Ceprama, Vila Palmeira, Madre Deus, Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen, Convento das Mercês e em vários bairros da Grande Ilha; e, também, em municípios do interior do estado com tradição junina, incluindo cidades das regiões do Munim, Baixada e Tocantina.
Destaques aos arraiais da Nauro Machado, com programação de 11 de junho a 3 de julho; da Vila Palmeira, que terá um mês de duração – de 2 de junho a 2 de julho, sendo ambos de quinta-feira a domingo. E ainda, o Arraial do Ipem, que terá programação de 11 de junho a 10 de julho. O Arraial do Povo de Deus, no Parque do Rangedor, será de 1° de junho a 2 de julho.
São esperados cerca de 450 mil visitantes em São Luís, por conta da vasta programação. Haverá, ainda, Centro de Apoio ao Turismo (CAT) itinerantes nos arraiais para atender aos turistas e quem for prestigiar o evento junino. Estão envolvidas na organização do festejo, as secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-MA); de Administração Penitenciária (SEAP); de Comunicação Social (Secom); de Desenvolvimento Social (Sedes); e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
“Nesse momento em que estamos vivendo, onde o Governador Carlos Brandão declarou que teremos o maior São João do Brasil, vivemos uma grande expectativa para todo o setor do Turismo. Queremos recepcionar os visitantes mostrando o que o Maranhão tem de mais bonito e diversificado, o São João. Eu tenho absoluta convicção que vamos fazer um trabalho excelente e com qualidade”, afirmou o Secretário de Turismo Paulo Matos.
Sobre o setor hoteleiro, Paulo Matos enfatizou ser importante estarmos preparados, pois temos uma expectativa de 100% de ocupação em São Luís e em vários outros polos turísticos do Maranhão.
“Estamos trabalhando para que os visitantes que aqui chegarem para o período das festas juninas possam ter toda uma infraestrutura satisfatória em se tratando de hospedagem, gastronomia e acolhida do povo maranhense, solidificando assim na federação brasileira o São João do Maranhão como a festa da maior diversidade rítmica e folclórica. Vamos também reabrir o centro do BPtur e garantir mais segurança ao nosso próprio povo e aos turistas que por São Luís estiverem”, destacou Paulo Matos.
Texto: Henrique Boís e Gutemberg Bogéa
You may also like
-
Iracema Vale é reeleita para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão
-
Base aliada coordenada por Marcus Brandão elege 23 vereadores em São Luís
-
Leões comemoram um grande leque de aliados eleitos, e destaca três casos
-
Aeroporto de Imperatriz é entregue após obras de reforma, ampliação e modernização
-
ANDORINHA SÓ – Deputados saem em defesa do governador Brandão após críticas de Othelino Neto