
As matracas e pandeirões ainda estão aquecendo o seu batuque no Maranhão, mas o Maior São João do Mundo já desembarcou na cidade do Rio de Janeiro. Neste domingo (27), o Governo do Estado apresentou a beleza das festas juninas para a comunidade e as operadoras de turismo cariocas. O Boi de Sonhos (sotaque de Orquestra) e o Boi de Maracanã (sotaque de matraca) fizeram a festança na Feira de São Cristóvão, reduto da cultura nordestina na capital fluminense.
O governador Carlos Brandão foi o anfitrião da festa ao lado da primeira-dama, Larissa Brandão, e da influenciadora digital Thaynara OG, embaixadora do São João do Maranhão em 2025. Esta é a primeira vez que o São João do Maranhão é apresentado ao trade turístico e ao público no Rio de Janeiro. Em seguida, ação semelhante será realizada em São Paulo, dia 29, pelo terceiro ano.
O evento na Feira de São Cristóvão, que levou ao público carioca a riqueza de ritmos, cores e encantos do folclore maranhense, visa superar o sucesso de público e retorno econômico ao estado das temporadas juninas dos anos anteriores.
O evento foi promovido pelas secretarias de Estado da Cultura (Secma), do Turismo (Setur) e da Comunicação Social (Secom), como parte de uma estratégia para intensificar a divulgação e fortalecer a manifestação folclórica mais tradicional do Maranhão, com o objetivo de atrair mais turistas e gerar emprego e renda.
O governador Carlos Brandão afirmou que a ação fortalece o turismo, mostrando para o Brasil inteiro a grandiosidade da cultura maranhense.
“Estamos aproveitando para mostrar um pouco da nossa cultura e da nossa tradição para os moradores do Rio de Janeiro. Nosso São João vai começar em maio e vai até julho. É o Maior São João do Mundo. E a diferença do Maranhão é que temos muita diversidade: quadrilha, dança portuguesa, tambor de crioula e o bumba meu boi, nossa maior tradição. Estamos mostrando para o Brasil que o Maranhão é rico em cultura”, ressaltou o governador Carlos Brandão.

Brandão também destacou que o turismo cresceu 44% no Maranhão. “A pesquisa feita ao longo do São João 2024 mostrou que 96% dos turistas que visitaram o estado querem voltar. Estamos muito felizes com esses resultados. Não tenho dúvida que esse ano vai ser ainda melhor e vamos superar o retorno econômico que temos verificado nos últimos anos”, assinalou.
O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, fez uma avaliação positiva do evento realizado no Rio de Janeiro e informou que a programação 2025 do Maior São João do Mundo já começa na próxima semana.
“A programação do São João 2025 já se inicia na próxima semana com o tradicional Maranhão de Reencontros, na Lagoa da Jansen. Todos os domingos de maio teremos apresentações na Concha Acústica. Além disso, vamos iniciar o São João oficialmente dia 30 de maio com o tradicional cortejo nas ruas do Centro Histórico com mais de 10 grupos de bumba meu boi, arrastando uma multidão”, informou.
Thaynara OG falou da grandiosidade do São João do Maranhão e da diversidade cultural do estado e aproveitou para convidar o público para a sétima edição do São João da Thay, que ocorre dias 6 e 7 de junho, em São Luís.
“O São João da Thay faz parte do início da temporada do São João do Maranhão. A grande novidade deste ano é que será uma edição aberta ao público com o apoio do Governo do Maranhão. Com isso, vamos conseguir atrair atenção para o São João do Maranhão, que merece cada vez crescer mais e com mais reconhecimento nacional”, afirmou Thaynara OG.
About The Author
You may also like
-
Brandão prestigia lançamento do selo em homenagem aos 40 anos da redemocratização do Brasil
-
Brandão faz balanço positivo do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão; 700 termos de obras foram assinados nos dois dias de evento
-
Orleans Brandão prestigia abertura do Encontro de Prefeitos e Prefeitas do Maranhão
-
Com passeio de bike, Brandão inaugura primeiro trecho da Avenida Metropolitana
-
Governo do Maranhão entrega primeira etapa da Avenida Metropolitana