
Mesmo às vésperas da retomada do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) movida pelo partido Solidariedade contra a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), os embates jurídicos continuam no Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta semana, o Solidariedade apresentou uma Nota Informativa do Senado Federal para argumentar que o critério de desempate por idade, utilizado na reeleição da presidente Iracema Vale (PSB), não seria válido, com base em interpretações do funcionamento da Mesa do Senado.
A Procuradoria Geral da ALEMA reagiu e classificou a iniciativa como uma nova tentativa de confundir os ministros. Em manifestação assinada pelo procurador-geral Bivar George Jansen Batista, o Legislativo estadual reafirma que a tese inicial do partido – de que o critério de idade fora introduzido recentemente – foi abandonada, e que o novo argumento é irrelevante diante da autonomia das Assembleias Legislativas.
A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, já votou pela validade da eleição, acompanhando pareceres da PGR e da AGU. O julgamento será retomado no plenário virtual nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 29, com expectativa pelo voto do ministro Dias Toffoli, que havia pedido vista do processo.
About The Author
You may also like
-
Iracema Vale amplia vantagem sobre Othelino…
-
Rafael e Orleans: o gesto que fala além da política
-
Pedro Lucas integra comitiva do Brasil para o Japão e Vietnã
-
Em Brasília, governador Brandão participa da homenagem aos 40 anos da redemocratização do Brasil
-
Orleans Brandão mantém discurso estratégico sobre 2026