
É muito bom iniciar o mês com boas notícias. Principalmente quando refletem o esforço que nossa equipe empreende, todos os dias, em todos os setores, pelo crescimento real do nosso Maranhão. É uma luta diária que envolve muito comprometimento. Sempre digo que, em um estado com grandes distâncias – tão plural e diverso -, sempre haverá muito ainda a ser feito. Mas, respeitando as instituições e, principalmente, os recursos públicos, estamos avançando muito ao que nos propomos, que é consolidar o Maranhão na direção do desenvolvimento. Agora, o resultado apresentado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), nos deixou muito felizes. Fechamos o quarto trimestre de 2024 com nossa economia crescendo 4,0% em relação ao quarto trimestre de 2023. Crescemos mais que o Brasil, considerando o mesmo período. Esse resultado se dá analisando os números do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no Maranhão, em um determinado espaço de tempo, levando-se em conta as várias atividades econômicas do estado.
Os investimentos que temos feito em infraestrutura e a busca por novos parceiros comerciais têm dado um excelente retorno. Tanto que o nosso setor industrial foi o que mais cresceu, segundo o relatório: em um ano, avançou 17%. Ao seu lado, o aumento de obras públicas e privadas também impulsionou a geração de emprego e a circulação de renda no estado. Então, esse crescimento econômico do Maranhão não se reflete apenas nos números, mas também na vida dos maranhenses. Com a economia aquecida, mais empresas investem no estado, gerando empregos formais e informais. O aumento da renda das famílias alavanca o consumo e melhora a qualidade de vida da população.
Assim, encerramos 2024 com um crescimento expressivo de nossa economia. No entanto, por trás desses números, há outros fatores que sustentam essa trajetória: segurança jurídica, modernização da gestão pública e o compromisso com a transparência administrativa – são bons exemplos. A conquista do Selo Diamante pelo Portal da Transparência, na certificação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), reflete o nosso compromisso com a prestação de contas. Além disso, o Maranhão se destacou como a unidade federativa que mais reduziu sua dívida em relação à capacidade de arrecadação, garantindo equilíbrio fiscal e sustentabilidade financeira.
Trabalhando a inovação na gestão pública, conquistamos avanços significativos, como a digitalização de processos administrativos, que reduziu prazos burocráticos e a emissão de laudos periciais, que passou de 180 dias para apenas 10 dias; além da implantação de novas tecnologias no serviço público, a exemplo da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) que, agora em março, se tornou pioneira no Maranhão ao incorporar a Inteligência Artificial (IA) como ferramenta central no processo de análise de documentos de registros empresariais. Isto certamente vai fazer com que consigamos bater o recorde histórico na abertura de empresas, alcançado no mês de janeiro deste ano. Foram quase 8 mil novos negócios; um crescimento de 51% em relação a janeiro de 2024.
Fato é que o crescimento econômico do Maranhão é consistente e constante, como resultado de uma gestão pública moderna, transparente e eficiente. Ao aliar participação cidadão, planejamento estratégico, responsabilidade fiscal e inovação, construímos uma base sólida para um desenvolvimento sustentável e inclusivo. E mesmo diante de tantos desafios, de tantos obstáculos que se apresentam, seguimos no caminho certo, do progresso para todos com justiça social.
Carlos Brandão
Governador do Maranhão
About The Author
You may also like
-
Brandão lança reconstrução de trecho da BR-222 e entrega nova ponte em Santa Inês
-
Brandão recebe prefeitos para alinhar ações em municípios maranhenses
-
Brandão anuncia auxílio de R$ 1 mil para empresas que contratarem jovens no Maranhão
-
Brandão fortalece governo com obras estruturantes
-
Brandão realiza vistoria técnica na Avenida Metropolitana