O Maranhão encerrou 2024 com grandes conquistas na área de gestão fundiária, impulsionadas pelo programa Paz no Campo, executado pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Reconhecido como modelo nacional e internacional, o programa combateu a grilagem e garantiu segurança jurídica, resultando na entrega de mais de 5 mil títulos de propriedade, beneficiando cerca de 5.600 famílias. Destaque no VitrineGov, projeto do Ministério da Gestão e da Inovação, o programa foi apresentado na COP29, realizada no Azerbaijão, ampliando sua visibilidade global.
Outros avanços incluem a incorporação do Programa Nacional de Crédito Fundiário ao Iterma, que liberou R$ 1 milhão em assistência técnica para 148 famílias, abrangendo 7 mil hectares. Na Vila Brandão, em Colinas, a parceria com a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) viabilizou a entrega de 1 mil títulos por meio do programa Esta Casa Agora é Minha.
O Iterma também priorizou as comunidades tradicionais, entregando 13 títulos de reconhecimento quilombola, além de promover capacitações, firmar parcerias técnicas e beneficiar 17 mil famílias com 13.436 títulos em todo o estado. O presidente Anderson Ferreira destacou o comprometimento do governador Carlos Brandão e os planos de expansão para 2025, reforçando o impacto positivo das ações realizadas.
You may also like
-
FAMEM | Roberto Costa é o novo presidente da Federação dos Municípios do Maranhão; Renato Santos e Valmira Miranda marcam presença
-
Paço do Lumiar: Prefeitura divulga programação do aniversário de 64 anos
-
FAMEM | Prefeitos da região Tocantina também declaram apoio a Roberto Costa
-
Ministro dos Transportes anuncia cerca de R$ 150 milhões para reconstrução da ponte que liga o Maranhão ao Tocantins, em coletiva de imprensa
-
Presidente do STF indefere pedido do partido Solidariedade