O governador do Estado, Carlos Brandão, participou nesta quinta-feira (18) da cerimônia de entrega oficial da Escola Sesi Araçagi, no município de São José de Ribamar. Com quase dois mil alunos matriculados, a unidade começou a funcionar em 2024 e conta com uma estrutura moderna, atendendo crianças e adolescentes, da creche ao ensino médio.
A entrega da escola marca o início das comemorações dos 75 anos do Serviço Social da Indústria no Maranhão, onde atua desde novembro de 1949. Com a implantação da unidade Araçagi, o Sesi hoje é detentor da maior rede privada de educação do estado, um complexo educacional composto por escolas em Imperatriz, Bacabal, Caxias e, a partir deste ano, também em São José de Ribamar, com mais de 8 mil estudantes em toda a rede.
O governador do Maranhão conheceu as instalações do Sesi Araçagi e destacou a importância da educação na formação dos indivíduos. Brandão elogiou a iniciativa do Sesi e avalia que “a educação é um projeto feito por várias mãos”.
“A escola sempre é uma ferramenta que muda a vida das pessoas. Faço questão de inaugurar desde uma escola em um povoado, seja indígena, seja quilombola, ou uma escola regular ou até mesmo um Iema. O que a gente está vendo aqui é uma escola de qualidade, com dois mil alunos, que vai desde a creche até o ensino médio e o ensino profissionalizante. Isso é tudo que qualquer família quer. O aluno chega aqui e já sai com uma profissão”, ressaltou o governador.
Aluna do novo Sesi Araçagi, a adolescente Maria Rita compartilha da mesma visão do governador e acredita que o modelo de educação adotado pelo Sesi pode transformar vidas. Na escola, Maria Rita teve a oportunidade de estudar disciplinas como robótica, sonho antigo da estudante.
A solenidade de entrega oficial do Sesi Araçagi contou com a presença do presidente emérito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade – que dá nome ao edifício onde funciona a escola. Empresário e engenheiro mecânico, Robson Braga esteve no comando da CNI por 12 anos. Antes disso, Braga foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, falou sobre a homenagem da Escola Sesi Araçagi a Robson Braga. “Durante o seu mandato, sempre tivemos a atenção, sempre tivemos a sua colaboração e uma delas foi essa aqui. Todos os recursos aplicados nessa escola foram liberados pelo nosso presidente Robson, que não foi só o presidente da CNI, ele foi um amigo do Brasil”.
Robson Braga agradeceu a homenagem e destacou a educação como ponto focal das atividades do Sesi. “É uma homenagem que eu vou guardar com muito carinho, com muito orgulho, com muita honra. Para mim e para a minha família a educação é tudo. Definimos que a educação seria o principal objetivo do Sesi, levar aos jovens e às crianças, uma educação de qualidade. Nós temos a maior rede de educação privado do Brasil, com mais de 600 escolas”.
Mais investimentos
A cerimônia também foi marcada pelo anúncio de investimentos na ordem de R$ 50 milhões, destinados à ampliação de serviços no Maranhão. Entre os novos investimentos previstos, estão: outra unidade do Sesi Clínica em São Luís, a ampliação das unidades em Imperatriz e Bacabal, e a abertura de uma Escola Sesi de referência na capital maranhense.
Além da visitação dos espaços da unidade e coquetel para os convidados, a entrega oficial da Escola Sesi Araçagi contou com uma apresentação especial do Boi Barrica e show do cantor César Nascimento. “Eu vim aqui para conhecer esse projeto porque eu já temos outras ações semelhantes, para que a gente possa avançar da mesma forma que o Sesi está fazendo. Fico feliz porque a gente sabe que o Governo do Estado está fazendo boas escolas e temos parceiros como o Sesi, que também estão fazendo a parte deles”, reforçou Carlos Brandão.
Sobre a escola
A Escola Sesi Araçagi dispõe de laboratórios de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de Matemática, robótica, salas maker, biblioteca, auditório, refeitório, salas de leitura e de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A unidade tem conexão direta com o Clube Sesi Araçagi. Nesse espaço, os estudantes participam de atividades de educação física e esportivas, como as escolinhas de diversas modalidades.
“Cada dia que nós criamos um espaço de educação, de cultura, de ciência e tecnologia, não importa se ele for público, privado, ligado ao terceiro setor, como nós somos, ou de qualquer iniciativa, nós estamos livrando dezenas, centenas, milhares de crianças e jovens da indigência e de um futuro perdido”, destacou o superintendente regional do Sesi, Diogo Lima.
Integrante do Sistema Fiema, o Serviço Social da Indústria no Maranhão (Sesi) tem atuação em âmbito nacional e atua no estado a partir de Centros de Atendimento ao Trabalhador (CAT) e escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e do Ensino Médio Articulado com Educação Profissional do Senai, o Ebep.
You may also like
-
Governador Carlos Brandão inicia reestruturação estratégica da base governista
-
Artigo do governador Carlos Brandão | O Maranhão transparente avança com o Novo PAC
-
Governo vistoria obras do sistema de esgotamento sanitário do Bacanga, em São Luís
-
Brandão destaca Selo Diamante conquistado pelo Portal da Transparência do Maranhão
-
Após ampla reforma, Governo do Maranhão entrega cinco unidades do Iema em São Luís