Governo do Maranhão desenvolve campanha de consumo consciente de energia e outros recursos nos órgãos públicos estaduais

Desonerar o estado e estabelecer uma agenda sustentável no Poder Executivo maranhense. Esses são os principais objetivos do Governo do Maranhão com o projeto Consumo Consciente, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag), como forma de reduzir o consumo de água, energia elétrica, telefonia, serviços de Correios e material de expediente nos órgãos estaduais. Nesta terça-feira (16), servidores do Edifício João Goulart participaram de palestra de conscientização. Ação será replicada em outros órgãos e centros administrativos estaduais.

A palestra teve como principal objetivo apresentar a Cartilha Consumo Consciente para disseminar as práticas apresentadas e alinhar as metas com os servidores do Edifício João Goulart, localizado na Praça Pedro II, Centro Histórico de São Luís. O prédio reúne oito órgãos estaduais, sendo as secretarias de Estado de Governo, (Segov); Comunicação Social (Secom); Articulação Política (Secap); Esporte e Lazer (Sedel); Semag; Casa Civil; Gabinete Militar e a Vice-Governadoria.

Consumo racional

Se, por um lado, a redução do horário de funcionamento dos prédios públicos estaduais por si só já impactará na diminuição dos custos com a energia elétrica, por outro, a Semag também espera estimular a melhor otimização dos recursos disponíveis e a contribuição com o meio ambiente e a sustentabilidade. Por isso, a cartilha também apresenta uma série de orientações aos servidores públicos para aplicação no dia a dia.

As recomendações vão desde o uso mais adequado dos equipamentos até o consumo equilibrado e consciente de água, papel, tôner de tinta, combustíveis, entre outros recursos necessários à execução das tarefas e demandas diárias.

“Todas as medidas foram precedidas de análises de dados orçamentários e financeiros, levando-se em conta comparativos entre as unidades consumidoras dos órgãos e das entidades. O resultado desse estudo demonstrou a necessidade de buscar o equilíbrio das contas públicas para assegurar o compromisso com a responsabilidade fiscal e social do estado. Além de desonerar as contas públicas, com essas medidas simples adotadas, nós poderemos garantir o estabelecimento de uma agenda ambiental e sustentável na administração estadual”, enfatizou o secretário da Semag, Alberto Bastos.

“O nosso @governoma está desenvolvendo ações para o consumo consciente de recursos nos órgãos públicos. Foi lançada uma cartilha virtual de redução de despesas, com medidas a serem adotadas, sem prejuízo dos serviços essenciais”, destacou o governador Carlos Brandão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *