O governador do Estado, Carlos Brandão, prestigiou nesse domingo, 3, o encerramento da 5ª Grande Vaquejada do Parque João & Maria, na cidade de São José de Ribamar. Realizada desde o dia 29 de novembro, a tradicional competição contou com a presença de vaqueiros de todo o Brasil e atrações musicais – em shows realizados no sábado (2).
O evento tem a Chancela ABVAQ, ou seja, segue o regulamento da Associação Brasileira de Vaquejada e todas as diretrizes e regras que regulamentam o esporte perante a lei.
O governador lembrou do Projeto de Lei nº 1.967/2007, de sua autoria – quando ocupava a função de deputado federal -, que posteriormente foi transformado na Lei nº 11.928/2009, instituindo o Dia do Vaqueiro Nordestino, que hoje é comemorado todos os anos no terceiro domingo de julho. Brandão ressaltou que as vaquejadas são regulamentadas no Brasil e avalia que esse tipo de competição também gera oportunidade de emprego e renda.
“Eu, que sou do sertão, tenho raízes na agropecuária, sou veterinário, quando fui deputado federal apresentei projeto criando o Dia do Vaqueiro Nordestino. Apresentamos o projeto e virou Lei. Uma coisa que me deixou muito alegre. Vim hoje porque sei que esse esporte é importante, gera emprego, gera renda e traz entretenimento com os shows, e a população gosta da festa. É um esporte já regulamentado pelo Congresso Nacional e a tendência dele é crescer”, frisou Carlos Brandão.
Diálogo com o setor
O secretário de Agricultura e Pecuária (Sagrima), Diego Rolim, avalia que o momento também foi de diálogo entre o poder público estadual e representantes do setor.
“Um diálogo permanente com todas as áreas. Estamos conversando com vaqueiros e vaqueiras, nossos produtores, para que possamos alavancar cada vez mais esse esporte tão digno e tão nosso que é a vaquejada”, afirmou Rolim.
A 5ª Grande Vaquejada do Parque João & Maria começou no dia 29 de novembro, com a fase classificatória, que se estendeu até o sábado (2). Após a etapa de classificação, foram iniciadas nesse domingo (3) as disputas finais.
O prêmio ofertado foi de R$ 155.000,00, distribuído nas categorias Profissional, Amador, Aspirante, Aspirante Light, Feminina, Mirim e Master, além de uma premiação extra de três motos 0km para as categorias Profissional, Amador e Aspirante.
You may also like
-
O Maranhão e seu compromisso com a promoção da igualdade racial
-
Governo do Estado anuncia programa Maranhão Livre da Fome para eliminar a pobreza extrema e gerar renda
-
Brandão anuncia atrações confirmadas para o Réveillon do Maranhão 2025
-
Governador Carlos Brandão inicia reestruturação estratégica da base governista
-
Artigo do governador Carlos Brandão | O Maranhão transparente avança com o Novo PAC