O Governo do Maranhão tem direcionado investimentos substanciais para capacitar os agentes do Sistema de Segurança Pública a fim de que estejam continuamente atualizados para combater, de forma incisiva e preparada, a criminalidade no estado. Um exemplo concreto desse compromisso é a conclusão da primeira turma do Treinamento de Operações e Sobrevivência em Área Rural, executado pelo Polícia Militar na Região de Bacabal, cuja solenidade de formatura foi realizada na quinta-feira (16).
O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, esteve presente no evento, que aconteceu na Assembleia de Deus de Bacabal, município localizado na região do Médio Mearim, e parabenizou os agentes que participaram desta primeira edição do curso. Além disso, aproveitou a ocasião para entregar um “caveirão” para a região, um veículo blindado, geralmente utilizado em operações consideradas de alto risco, uma viatura para o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, uma embarcação para auxílio em caso de enchentes e um drone.
Ao lado do secretário na solenidade, estiveram o prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, cuja parceria tem sido de extrema importância para a execução de políticas de segurança na cidade, e o deputado estadual Roberto Costa. O presidente da Câmara de Bacabal, o vereador Melquíades Reis, e o presidente da Assembleia de Deus no Maranhão, o pastor Francisco Raposo também estiveram presentes.
“Este é mais um investimento que a gestão do governador Carlos Brandão realiza para qualificação dos nossos policiais e fortalecer as ações de combate a crimes. Os participantes saem deste curso como integrantes do Cosar e preparados para atuar em áreas de difícil acesso da região do Médio Mearim e, também, se preciso for, em outras regiões do Maranhão. Seguiremos trabalhando incansavelmente para melhorarmos cada vez mais o Sistema de Segurança Pública, as ações de nossas polícias e a segurança da população maranhense”, destaca o secretário Maurício Martins.
O Treinamento de Operações e Sobrevivência em Área Rural foi coordenado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e teve 21 participantes, que passaram por 15 dias de atividades intensas, com etapas de preparo técnico e psicológico. Com a formação, todos eles passarão a compor o Comando de Operações e Sobrevivência em Área Rural (COSAR) da Polícia Militar do Maranhão pelo período de dois anos.
“Para nós podermos prestar o melhor serviço para a sociedade, nós temos que qualificar o nosso policial militar. Qualificando-o, com certeza, teremos uma melhor segurança para a sociedade, neste caso, não apenas para Bacabal, mas para toda a região do Médio Mearim”, destacou o tenente-coronel Paulo Fernando, comandante da Polícia Militar do Maranhão, que também participou da solenidade de formatura do curso.
Dentre as disciplinas ministradas, os concludentes obtiveram conhecimento nas seguintes áreas: operações fluviais, patrulha urbana e rural, orientação e rastreamento, vida na selva, tiro tático e instrumento de menor potencial ofensivo – tendo sido esta última ministrada por agentes da Força Nacional, em uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, com o Ministério da Justiça.
“Esse curso é muito importante, pois vai reforçar a segurança de toda a região. Durante os 15 dias do intenso treinamento, foram várias etapas de preparação. Os investimentos que vêm sendo realizados em capacitação dos nossos policiais, além da valorização dos agentes, contribui para que a segurança do Maranhão continue se destacando entre as melhores no país”, ressaltou o major Leonardo Oliveira, comandante do BOPE.
Segurança mais capacitada
Somente neste ano, foram realizadas diversas capacitações contemplando as forças de segurança do estado. Entre as principais, estão a primeira turma do Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Maranhão (I COESP), que formou 21 agentes, entre eles policiais militares e civis.
O I COESP ofereceu 3.696 horas de capacitação, ao longo de 154 dias de treinamento com o objetivo de capacitar para o enfrentamento de ameaças complexas e situações de alto risco. Os formandos tiveram a oportunidade de realizar módulos em 10 estados brasileiros, do norte ao sul do país: Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
O Curso de Manuseio e Manutenção de 1º Escalão de Pistolas Glock e Fuzil T4 Taurus foi outra iniciativa importante, desta vez para aprimorar a competência de policiais civis no manuseio e na manutenção de armas, contribuindo significativamente para a segurança das operações e para a melhoria do desempenho, além de estender a vida útil dessas armas. O curso durou cerca de um ano, entre outubro do ano passado e outubro deste ano, e capacitou policiais civis de todo o Maranhão.
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão também passou por capacitação este ano. Pela 14ª vez, o Maranhão sediou a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC Florestal), formação que reforça os conhecimentos adquiridos e atualiza para o combate a incêndios em áreas de vegetação. No total, 75 agentes participaram da capacitação, que resultou de convênio entre o Governo do Maranhão com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Mais recente, foi realizado o 14º Curso de Operações Aerotáticas (COA), no qual 19 agentes, de 45 inscritos, tiveram êxito no processo e alcançaram a formação. Nessa edição, foram investidos mais de R$ 700 mil para que os alunos pudessem ter as aulas necessárias para sua formação enquanto operadores aerotáticos. Parcerias também foram firmadas para que muitos dos treinamentos fossem executadas. Os formandos passam a integrar o Centro Tático Aéreo (CTA).
You may also like
-
Iracema Vale é reeleita para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão
-
Base aliada coordenada por Marcus Brandão elege 23 vereadores em São Luís
-
Leões comemoram um grande leque de aliados eleitos, e destaca três casos
-
Aeroporto de Imperatriz é entregue após obras de reforma, ampliação e modernização
-
ANDORINHA SÓ – Deputados saem em defesa do governador Brandão após críticas de Othelino Neto