Em Teresina, o governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé, participou da solenidade em que o presidente Lula da Silva assinou o decreto oficializando o lançamento do Plano Brasil Sem Fome. Trata-se de uma iniciativa considerada ambiciosa, que reúne 80 ações e políticas públicas de 24 ministérios, com o propósito de eliminar a fome no Brasil.
O governador Carlos Brandão, reconhecido pelo seu compromisso com a igualdade social e o bem-estar dos cidadãos maranhenses, reafirmou sua dedicação em apoiar a luta contra a insegurança alimentar no estado e no Brasil. Na ocasião, Brandão enfatizou que, junto aos programas sociais estaduais, a chegada do Plano Brasil Sem Fome alcança um novo patamar no combate às desigualdades no Maranhão.
“O programa Brasil Sem Fome é um comprometimento do presidente Lula desde a campanha, e nós já desenvolvemos um projeto semelhante no Maranhão, por meio dos nossos Restaurantes Populares. Temos a maior rede de segurança alimentar da América Latina. Nós também temos outros programas no combate à fome, como o Banco de Alimentos e os nossos programas de compra do pequeno produtor e da agricultura familiar”, pontuou o governador Carlos Brandão.
Durante a cerimônia, o presidente Lula destacou que o plano da luta contra a fome integra um esforço inicial e integrado para que haja o crescimento da economia, geração de emprego e aumento da qualidade de vida para os brasileiros.
“Qual a explicação que um país que produz tudo como nós tenha 33 milhões de pessoas passando fome? O problema não é falta de comida, falta de plantar, o problema é que o povo não tem dinheiro para ter acesso à comida. É por isso que só vamos acabar com a fome de verdade quando tivermos garantindo que todo o povo trabalhador tenha o emprego, tenha um salário e possa criar sua família”, disse o presidente da República.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé, a presença do Governo no evento mostra o engajamento do Maranhão e reafirma o compromisso na busca por soluções abrangentes e eficazes para enfrentar esse desafio crítico que afeta milhões de brasileiros.
“Nós já avançamos bastante. Estamos com 168 Restaurantes Populares, ampliamos e batemos recordes no nosso Banco de Alimentos, estamos fomentando a inclusão socioprodutiva por meio Mais Renda, do Formando e Cozinhando, além de outras políticas de qualificação profissional das famílias inscritas no CadÚnico. A gente tem certeza que, com o apoio do presidente, dos ministros, governador Brandão e prefeitos, a gente vai conseguir tirar o nosso país do mapa da fome”, frisou o titular da Sedes.
Brasil Sem Fome
O Plano Brasil Sem Fome foi estruturado em três eixos principais, que abordam a problemática da fome de maneira completa e abrangente:
- Acesso à renda, redução das desigualdades sociais e promoção da cidadania: Este eixo visa proporcionar às famílias em situação de vulnerabilidade o acesso a recursos financeiros, programas sociais e oportunidades que auxiliem na promoção da cidadania.
- Segurança alimentar e nutricional: Com foco na garantia de alimentação saudável, desde a produção até o consumo, este eixo busca garantir que todos os cidadãos tenham acesso a alimentos nutritivos e suficientes para suas necessidades.
- Mobilização para o combate à fome: Este eixo engloba ações de conscientização, mobilização e engajamento da sociedade, visando criar uma rede de apoio para eliminar a fome e a insegurança alimentar.
You may also like
-
Governo do Estado anuncia programa Maranhão Livre da Fome para eliminar a pobreza extrema e gerar renda
-
Brandão anuncia atrações confirmadas para o Réveillon do Maranhão 2025
-
Governador Carlos Brandão inicia reestruturação estratégica da base governista
-
Artigo do governador Carlos Brandão | O Maranhão transparente avança com o Novo PAC
-
Governo vistoria obras do sistema de esgotamento sanitário do Bacanga, em São Luís