A Universidade Estadual do Maranhão realizou, de 07 a 09 de julho, o VI Seminário de Formação de Professores do Programa Ensinar, com o tema “As Ferramentas Digitais e Atividade Colaborativa na Formação de Professores”. O evento aconteceu em cinco polos centrais: Barreirinhas, Colinas, Itapecuru Mirim, Pinheiro e Santa Inês, sendo cerca de mil inscritos.
“Com o intuito de integrar os estudantes dos cursos de licenciatura do Programa Ensinar com professores pesquisadores, no sentido de despertar o interesse e valorização da profissão docente, foi pensado este momento oportuno de discussões sobre diversas temáticas que envolvem o ensino, a educação e suas relações com as Ferramentas Digitais, no âmbito da Formação, com reflexões sobre a Atividade Colaborativa, enquanto perspectiva de aprendizagens e vivências pedagógicas”, explicou a Coordenadora Geral do Programa Ensinar, Maria Goretti Carvalho.
Ela, ainda, complementou: “Parabéns a todos e todas que participaram de mais uma etapa importante de formação! Sentimos verdadeiramente que não estivemos sozinhas e sozinhos neste evento. Todos interagiram de alguma forma para que houvesse um produto que sintetizará todos os recebidos neste VI Seminário, sobretudo daqueles que os fizeram evoluir intelectual e espiritualmente para a sua profissão”.
O reitor da UEMA, Walter Canales, ressaltou que a Universidade se destaca na formação de professores. “Temos uma trajetória na formação de professores há mais de 30 anos. Já vieram várias versões de programas com esse intuito. O Ensinar é o mais recente. Temos muitos professores formados por essa Instituição, por um dos nossos programas. Isso muito nos orgulha. Queremos sempre uma educação de qualidade, essa é a diretriz adequada para que possamos obter melhores índices no desenvolvimento e logicamente uma população mais feliz, mais bem abastecida no que se refere a conhecimento. Destaco aqui que o tema do evento é totalmente pertinente com o momento e com todos os que virão, porque a educação nunca para, o conhecimento nunca para. E a nossa atividade como docente carece de uma eterna atualização”, destacou o reitor.
De acordo com o Diretor do Curso de Ciências Biológicas do ENSINAR, Jackson Ronie Sá, “foram momentos ricos. Interações, aprendizagens, vivências, reencontros, trocas…a equipe acolheu estudantes, coordenadores, comunidade…uma prática formativa que impacta na formação dessas pessoas. A ideia de descentralizar e promover o conceito de colaboração gerou nos participantes o sentimento de pertencimento. Parabéns ao Programa Ensinar”.
Foram três dias de muito aprendizado e troca de experiências durante as palestras, minicursos e mesas redondas, que tiveram a participação de professores da UEMA e convidados de outras instituições.
“Um evento positivo, enriquecedor. Um final de semana produtivo, que, com certeza, será fundamental para a formação dos futuros professores. Que venha as próximas edições para engrandecer o Programa e os cursos ofertados por ele”, disse o Coordenador do Polo Barreirinhas, Manoel Sousa.
Para a Coordenadora do Polo Colinas, Cícera Borba, “a realização do evento foi uma soma de esforços que elevam a dimensão educativa da UEMA, por se constituir como uma fonte essencial da busca e apreensão de conhecimentos, do enriquecimento do saber acadêmico, uma vez em que reuniu, profissionais e estudantes com interesses comuns, ampliando e construindo assim, uma formação acadêmica e profissional com excelência. Numa dinâmica inovadora de diálogos, reflexões e discussões, tenho certeza que o VI seminário do Programa Ensinar, nos trouxe excelentes resultados”.
You may also like
-
Iracema Vale é reeleita para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão
-
Base aliada coordenada por Marcus Brandão elege 23 vereadores em São Luís
-
Leões comemoram um grande leque de aliados eleitos, e destaca três casos
-
Aeroporto de Imperatriz é entregue após obras de reforma, ampliação e modernização
-
ANDORINHA SÓ – Deputados saem em defesa do governador Brandão após críticas de Othelino Neto