Maranhão registra saldo positivo de 1.470 empregos em fevereiro de 2025

Quatro setores da economia maranhense impulsionaram esse saldo positivo, destacando-se, sobretudo, o setor de serviços, com a criação de 626 novos vínculos. A indústria também obteve um desempenho expressivo, gerando 420 empregos, seguida pela agropecuária (+347 vínculos) e pelo comércio (+330 vínculos). Em contrapartida, a construção registrou uma queda de 253 postos de trabalho.

No setor de serviços, as atividades relacionadas à educação foram as grandes responsáveis pelo bom desempenho, com destaque para as categorias de “Ensino Fundamental” (+174 vínculos) e “Educação Infantil” (+130 vínculos).

Já na indústria, a atividade de “Produção de alumínio e suas ligas em formas primárias” liderou com um saldo de 284 novas vagas.
Já o setor industrial enfrentou desafios em algumas atividades específicas, como em “Instalação e manutenção elétrica”, que foi a que mais sofreu perdas, com uma redução de 641 vínculos. Entretanto, outras atividades ligadas à energia compensaram parte dessas perdas, como “Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica” (+422 vínculos) e “Construção de barragens e represas para geração de energia elétrica” (+57 vínculos).

Com esses resultados, o Maranhão atingiu a marca de 661.701 trabalhadores empregados formalmente, demonstrando um avanço significativo no mercado de trabalho do estado.

Essas informações estão presentes na nota de Mercado de Trabalho Maranhense, elaborada mensalmente pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), que pode ser acessada no site: www.imesc.ma.gov.br

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *