Governo do Maranhão vai inaugurar Unidade Prisional de Reintegração Social Feminina em Timon

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizará nesta sexta-feira (21) mais um marco significativo no processo de evolução do sistema prisional no estado: a inauguração da Unidade de Reintegração Social Feminina de Timon (UPRS2). O evento contará com a participação de diversas autoridades, dentre elas, o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia; o secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira e secretários de Administração Penitenciária de diversos estados do país.

A unidade tem capacidade para custodiar 59 internas e tem como características primordiais a segurança (como portaria unificada com CFTV), infraestrutura adequada e espaços para atividades de humanização, como consultório médico, enfermaria, sala individualizada para atendimento psicossocial, dentre outros.

No âmbito das atividades laborais, através do programa Trabalho com Dignidade, as internas terão acesso às diversas frentes de trabalho, como malharia, fábrica de absorventes e fraldas, lavanderia e salão de beleza (para oficinas e cursos de capacitação na área da beleza). Já na educação, a unidade contará com salas de aula, laboratório de EAD, biblioteca e auditório, onde serão oferecidos educação formal e não formal por meio do programa Rumo Certo.

Vale destacar também que a Seap, através da UPRS2, aposta no avanço do sistema prisional do estado, através da utilização da metodologia da justiça restaurativa, visando a reintegração social mais efetiva, sendo a Unidade Feminina de Timon a segunda do Maranhão a utilizar tal modelo.

Diante disso, os investimentos realizados com a entrega da nova unidade ampliam as vagas no sistema prisional no Maranhão, trazendo qualidade, segurança e oportunidades de ressocialização para as internas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *