O governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou uma série de investimentos na segurança pública do estado ao longo de 2024, com destaque para os avanços alcançados pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA), como a construção de uma nova sede, investimentos em capacitação, aquisição de novas viaturas e equipamentos.
De acordo com o governador, a garantia de melhorias no Corpo de Bombeiros faz parte das ações de fortalecimento da segurança. “A segurança pública é uma das prioridades do nosso governo, por isso temos investido fortemente na promoção de militares, na melhoria da infraestrutura e na aquisição de equipamentos de ponta. Em 2025 vamos dar continuidade a essas ações, incluindo a preparação de um novo concurso”, ressaltou Carlos Brandão.
O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, celebrou as melhorias alcançadas. “Superamos desafios e alcançamos resultados expressivos, graças ao apoio contínuo do Governo do Estado, que assegurou os investimentos necessários para a implementação de ações estratégicas. Esse suporte foi decisivo para o fortalecimento da nossa capacidade de operacional e a promoção da segurança e bem-estar dos maranhenses”, afirmou.
Ao longo de 2024, o Governo do Maranhão garantiu a aquisição de novas viaturas, incluindo 18 caminhonetes para as operações de combate a incêndios, equipamentos de proteção individual e mil trajes de combate a incêndio, além de recursos para melhorar as unidades operacionais. O governador também assinou no último ano a promoção de 54 militares do CBMMA, e a equipe de governo já estuda mais promoções em 2025.
Uma das principais novidades foi o início da construção da nova sede da corporação, próxima ao Terminal Rodoviário de São Luís, na Avenida dos Franceses. A obra terá uma área total de mais de 20 mil metros quadrados e conta com um investimento na ordem de R$ 20 milhões, com uma estrutura mais moderna e equipamentos dotados de tecnologia de ponta, incluindo sistemas de comunicação avançados. Vai oferecer também acessibilidade para pessoas com deficiência e mais conforto, tanto para militares, quanto para o público.
A educação também foi um ponto forte, com a ampliação da rede de Colégios Militares 2 de Julho, que oferece ensino fundamental e médio para quase 19 mil crianças e jovens, contando hoje com 42 unidades espalhadas por 37 municípios maranhenses.
Atuação
O trabalho do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar) contabilizou mais de 24 mil abordagens no ano, incluindo orientações, ações preventivas e de resgate a banhistas, com monitoramento em praias, rios e balneários utilizando viaturas, quadriciclos, botes e drones.
Os bombeiros também atuaram em diversas missões fora do estado. Em solidariedade a desastres naturais, Brandão enviou efetivos para apoiar ações humanitárias no Rio Grande do Sul e combater incêndios em Mato Grosso do Sul, na Amazônia e na Bolívia.
No Maranhão, a corporação reforçou o atendimento a centenas de famílias em situação de risco e realizou mais de 4,8 mil atendimentos na operação Maranhão Sem Queimadas – Protetores do Bioma, em defesa do ecossistema do estado. Também realizou a captura de 2,6 mil animais, incluindo répteis, macacos e outros animais silvestres.
A atuação do CBMMA não se limitou às emergências e operações, destacando-se também por suas contribuições em eventos nacionais de bombeiros realizados em Brasília (DF), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além de ações sociais como o projeto Bombeiro Mirim, que beneficiou mais de 1,4 mil crianças e jovens, e o Melhor Idade, com atividades voltadas para o bem-estar de idosos.
You may also like
-
Brandão recebe escolas de samba e anuncia ensaios na Madre Deus em 2025
-
Carlos Brandão recebe Ana Theresa Carvalhal, aluna do colégio militar aprovada para Medicina na USP
-
Governo do Maranhão inaugura Parque Linear e poço artesiano em Colinas e entrega nova unidade do Viva/Procon em Fortuna
-
Brandão reforça sistema de segurança pública do Maranhão com entrega de 63 novas viaturas policiais
-
Aniversário de Paço do Lumiar: Brandão entrega carrinhos do Mais Renda, inaugura obras e anuncia quatro escolas militares