O governador do Maranhão, Carlos Brandão, recebeu nesta terça-feira (24), no Palácio dos Leões, em São Luis, a visita de cortesia do diretor regional das comunidades do governo dos Açores, José Maria de Medeiros Andrade. Região autônoma de Portugal, os Açores são um arquipélago situado no Oceano Atlântico, formado por nove ilhas paradisíacas.
O objetivo do encontro foi tratar da aproximação entre Açores e Maranhão na promoção do turismo sustentável, histórico e cultural entre os dois destinos, incentivando visitas recíprocas e o intercâmbio de experiências.
A Direção Regional das Comunidades dos Açores detém competências nas áreas da emigração, da imigração e das comunidades açorianas no exterior.
O diretor regional das comunidades dos Açores, José Andrade, destacou a importante relação histórica e cultural dos Açores com o município de São Luís.
“São Luís foi o primeiro contato dos Açores com o Brasil, foi a nossa porta de entrada da diáspora açoriana”, pontua.
Segundo José Andrade, os açorianos foram responsáveis pelo início da formação da capital maranhense, já que em 1619, Simão Estácio da Silveira, um dos pioneiros da colonização portuguesa no Maranhão, chega em solo ludovicense e se torna o primeiro presidente da Câmara de São Luís.
“O Maranhão foi determinante como porta de entrada do movimento emigratório do povo açoriano. Os açorianos em geral, e em particular, Simão Estácio da Silveira, foram determinantes não apenas pelo povoamento, mas também, pela organização cívica da cidade de São Luís”, ressaltou o representante açoriano.
A partir deste primeiro encontro, os governos do Maranhão e dos Açores estudam agora a possibilidade de parcerias em áreas como o turismo, como explica o historiador e coordenador estadual do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Paulo Matos, um dos presentes na reunião.
“Hoje temos aqui a visita do representante do governo dos Açores discutindo, além das questões históricas e culturais, outras possibilidades de negócios. Entre elas, a possibilidade de voos entre os Açores e São Luís do Maranhão”, detalha Paulo Matos.
Ligações históricas e homenagem
O governo do Maranhão sinalizou durante o encontro a criação de uma praça pública em homenagem a Simão Estácio da Silveira e aos colonizadores açorianos que chegaram ao Maranhão, ainda no século XV.
A praça deverá ser edificada no Centro Histórico de São Luís e a obra será executada pela Agência Executiva Metropolitana (Agem). O presidente da Agem, Leônidas Araújo, também participou do encontro e falou sobre o assunto.
“Nosso governador Carlos Brandão está fazendo uma justa homenagem aos primeiros povoadores de São Luís. E essa praça vem resgatar essa homenagem, na qual o estado do Maranhão vai fazer um marco importante dos açorianos, para o turismo e para a cultura do nosso estado”, frisou.
Entre as contribuições culturais dos açorianos na história e cultura do Maranhão, destaque para a Festa do Divino Espírito Santo e a arquitetura das antigas casas rurais de São Luís e de várias regiões do interior do estado.
A reunião no Palácio dos Leões também contou com a presença dos secretários de Estado Yuri Arruda (Cultura) e Helena Duailibe (Políticas para as Comunidades), entre outros representantes dos dois governos.
You may also like
-
Governador Carlos Brandão inicia reestruturação estratégica da base governista
-
Artigo do governador Carlos Brandão | O Maranhão transparente avança com o Novo PAC
-
Governo vistoria obras do sistema de esgotamento sanitário do Bacanga, em São Luís
-
Brandão destaca Selo Diamante conquistado pelo Portal da Transparência do Maranhão
-
Após ampla reforma, Governo do Maranhão entrega cinco unidades do Iema em São Luís
Um conteúdo bastante esclarecedor.
Achei a explicação bem clara, obrigado.