O governador do Maranhão Carlos Brandão participou na sexta-feira (9) do 28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado neste ano em Rondônia. O evento debateu temas comuns aos estados participantes, como a economia verde, governança fundiária, segurança, desenvolvimento sustentável e os impactos das mudanças climáticas .
O Fórum foi divido em duas partes. Na quinta-feira (8), os secretários de estado se reuniram nas câmaras setoriais para tratar de assuntos específicos, que foram elencados e encaminhados aos governadores. Já nesta sexta-feira (9), os governadores debateram as pautas de trabalho junto ao Consórcio da Amazônia Legal.
Entre os assuntos abordados se destacaram o lançamento de um fundo da ONU para a preservação ambiental na região e a compra compartilhada de munições, com desconto de 60%, que vai fortalecer a segurança nos estados da região. Brandão destacou a importância deste evento para a troca de experiência entre os governantes e o fortalecimento da parceria entre as unidades federativas.
“Essa união de forças fortalece politicamente os nossos estados, para que possamos defender os interesses da nossa região de forma mais forte no Congresso Nacional e junto ao governo federal. Debatemos também os preparativos da Cop30 em 2025. Estamos nos organizando para continuar preservando as florestas e garantir a sustentabilidade, para que os 30 milhões de habitantes da Amazônia Legal possam produzir. Estamos defendendo os nossos interesses regionais e ouvindo a população”, definiu Brandão.
Recepcionando o 28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, o governador de Rondônia Marcos Rocha agradeceu a presença de todos e falou da força da união e do interesse comum entre os líderes em preservar o meio ambiente. Além disso, ele falou da cooperação técnica para melhorar a segurança na região.
“Isso facilita muito, pois quando o criminoso cruza as fronteiras do estado em que cometeu o delito, do outro lado já existe um grupo pronto para atuar. A comunicação é muito forte. Em casos de perseguição e acompanhamento, as nossas polícias podem ultrapassar a fronteira e também conseguem atuar. Agora nós decidimos que essa cooperação vai abranger todos os estados amazônicos”, resumiu.
Brandão ainda destacou que o Maranhão é o único estado que faz parte de três consórcios, por se localizar numa região de transição entre as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Dessa forma, ele busca ampliar o diálogo em diversas frentes garantindo mais investimentos.
O 28º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal também serviu como um preparativo para a participação dos estados em outros eventos sobre preservação ambiental, como a Semana do Clima de Nova Iorque, a Cop16 de Biodiversidade e Cops29 de Mudança Climática.
Estiveram presentes no evento os governadores Gladson Camelli (AC), Mauro Mendes (MT), Marcos Rocha (RO), Antônio Denarium (RR) e Wanderlei Barbosa (TO). Além dos governadores, o Fórum também reuniu os secretários do Meio Ambiente dos estados e embaixadores da União Europeia.
You may also like
-
Brandão anuncia atrações confirmadas para o Réveillon do Maranhão 2025
-
Governador Carlos Brandão inicia reestruturação estratégica da base governista
-
Artigo do governador Carlos Brandão | O Maranhão transparente avança com o Novo PAC
-
Governo vistoria obras do sistema de esgotamento sanitário do Bacanga, em São Luís
-
Brandão destaca Selo Diamante conquistado pelo Portal da Transparência do Maranhão