O governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, prestigiou neste sábado (22), a inauguração do Instituto Beneficente Albino Soeiro (Ibas), entidade filantrópica e sem fins lucrativos localizada no bairro São Cristóvão, voltada especificamente para atendimentos de saúde, visando contribuir com a rede de saúde pública de São Luís.
O projeto é um sonho antigo do radialista esportivo e ex-vereador de São Luís, Albino Soeiro. Vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), atualmente Soeiro vive em home care (serviço de atendimento domiciliar) para tratar da sua saúde fortemente debilitada.
O sonho de transformar a casa em que Albino morou com a família no bairro São Cristóvão em uma instituição beneficente, foi finalmente materializado pela iniciativa do seu filho, o vereador de São Luís, Octávio Soeiro, e da esposa de Albino Soeiro, a ex-vereadora Bárbara Soeiro.
“Este é um momento muito importante para o bairro São Cristóvão, em que podemos testemunhar a concretização de um sonho, onde o ex-vereador Soeiro transforma a sua própria casa em um instituto de serviço de saúde social, para beneficiar a sociedade, a região e a sua comunidade”, enfatizou o governador Carlos Brandão.
O Ibas foi criado para oferecer atendimentos ambulatoriais nas áreas de clínica geral, ginecologia, pediatria, ortopedia, fisioterapia e assistência social. O instituto possui, ainda, um laboratório de análises clínicas, um gabinete odontológico equipado para oferta de tratamentos de órtese e prótese, endodontia e odontologia restauradora em geral. Além disso, o espaço oferece serviços de farmácia básica, contribuindo para melhoria da saúde da população de baixa renda.
Para a inauguração do instituto, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Ses), realizou mutirão com consultas, exames e procedimentos oftalmológicos, destinados a toda a comunidade local.
“Estamos aqui, primeiro, para conhecer como funcionam os equipamentos, os serviços que serão prestados, e, lógico, se a gente puder apoiar ainda mais, nós vamos apoiar, porque em parceria a gente consegue avançar, para servir à população”, reforçou Carlos Brandão.
Filho de Albino Soeiro, o vereador e coordenador do Ibas, Octávio Soeiro, agradeceu o apoio do poder público estadual na abertura do instituto.
“Estou muito feliz em poder dar início aos trabalhos do Instituto Beneficente Albino Soeiro com a presença marcante do nosso governador Carlos Brandão, um homem sensível, que se colocou à disposição para poder fazer parte desse momento e de ajudar, com a mão amiga do governo do Estado, com um mutirão de catarata, pterígio e consultas farmacológicas”, disse Octávio Soeiro.
De acordo com o vereador, cerca de 500 pessoas foram beneficiadas com o mutirão oftalmológico. “A comunidade de toda a região está muito feliz em poder ser ofertado, em parceria do nosso instituto com o governo do Estado, algo importante que resulta de forma benéfica à população da nossa cidade”, completou.
Cuidar de Todos
A sede do Ibas conta com um ambiente amplo e munido de tecnologias que possam receber a comunidade de forma confortável, aconchegante e segura. A Ses apoiou a estreia das atividades do instituto, levando ações do programa estadual Cuidar de Todos para a população que vive no entorno.
“Hoje estamos aqui no Instituto Albino Soeiro com o programa Cuidar de Todos, oferecendo consultas oftalmológicas, entrega de óculos, e, também, cirurgia de pterígio e catarata”, detalhou a coordenadora de Qualidade da Secretária Adjunta de Assistência à Saúde Ses, Mylenna Veras.
O Instituto Beneficente Albino Soeiro (Ibas) fica localizado na Rua Flávio Bezerra, nº 386, no bairro São Cristóvão (ou Tirirical), em São Luís.
You may also like
-
Governo do Estado anuncia programa Maranhão Livre da Fome para eliminar a pobreza extrema e gerar renda
-
Brandão anuncia atrações confirmadas para o Réveillon do Maranhão 2025
-
Governador Carlos Brandão inicia reestruturação estratégica da base governista
-
Artigo do governador Carlos Brandão | O Maranhão transparente avança com o Novo PAC
-
Governo vistoria obras do sistema de esgotamento sanitário do Bacanga, em São Luís
Agradeço por nos manter informados.