Em solenidade realizada nesta segunda-feira (6), na sede da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), em São Luís, o Governo do Estado lançou o Programa de Aperfeiçoamento em Saneamento, iniciativa que visa apoiar a formação de profissionais egressos dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Produção, Computação, Arquitetura e Urbanismo, Geologia e Administração, para atuação na área de Saneamento Ambiental.
O lançamento do programa foi marcado pela assinatura dos Termos de Outorga dos Bolsistas selecionados por meio de edital nº17/2023, publicado via parceria firmada entre Caema, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Fapema), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul).
Durante o lançamento do Programa de Aperfeiçoamento Ambiental foram outorgados 46 bolsistas, oportunizando novas vagas de atuação para profissionais que acabaram de concluir a graduação.
“Não tenho dúvidas que isso vai dar uma oxigenada enorme à Caema; vai fortalecer o seu corpo de trabalho com essa juventude cheia de garra. A empresa precisa ser renovada e a gente tem que dar oportunidade de trabalho para outras pessoas. Essa parceria faz com que a gente possa colocar, por meio de editais, de um seletivo, pessoas extremamente capacitadas e jovens, com vontade de trabalhar”, avaliou o governador Carlos Brandão.
O presidente da Caema, Marcos Aurélio Alves Freitas, destacou a importância social, econômica e ambiental do programa, sublinhando ainda que o programa prevê a abertura de 300 empregos na companhia, sendo 100 vagas para nível superior e 200 para pessoas com nível médio.
“Esse é um programa especial. Acho que o governador fez um ‘gol de placa’. O governador, com a sensibilidade que ele tem em relação à questão do emprego, está oportunizando 300 empregos, 100 para nível superior e 200 para nível médio em um programa invejável, um programa que todo o governo está de parabéns”, detalhou Marcos Aurélio.
Ainda de acordo com o presidente da Caema, os bolsistas selecionados no Programa de Aperfeiçoamento Ambiental atuarão por até dois anos em unidades da companhia, sob a tutoria das universidades.
“Esses jovens ficaram conosco durante dois anos, contribuindo para a melhoria dos serviços da companhia. O que significa dizer isso? Que parte dos problemas que nós temos aqui serão resolvidos por esses jovens, em função do trabalho que a universidade estará acompanhando dentro da Caema”, explicou Marcos Aurélio.
O reitor da Uema Walter Canales participou da solenidade de lançamento ressaltando como será a interação entre a empresa estatal e o trabalho desenvolvido pela universidade. “É um programa que tem o objetivo de trazer para dentro da Caema engenheiros e arquitetos que trabalhem com problemas existentes na companhia, para que eles possam ser resolvidos com a tutoria de professores da Uema e a Uemasul, de forma que esses egressos possam contribuir no trabalho do dia a dia da instituição”, pontuou.
Sobre o Programa de Aperfeiçoamento em Saneamento
O Programa Aperfeiçoamento em Saneamento vai oferecer período de treinamento prático, orientado e supervisionado por um profissional, no qual os bolsistas são inseridos no ambiente real de trabalho. Durante o programa, os profissionais recém-formados contam com a orientação de um professor e a supervisão de um técnico na unidade residente, permitindo o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício profissional.
O programa visa unir teoria e prática, fortalecendo as redes de relacionamento profissional dos participantes. A bolsa para o Programa de Aperfeiçoamento em Saneamento tem vigência mínima de um ano e valor mensal de R$ 4.000,00.
You may also like
-
Brandão anuncia atrações confirmadas para o Réveillon do Maranhão 2025
-
Governador Carlos Brandão inicia reestruturação estratégica da base governista
-
Artigo do governador Carlos Brandão | O Maranhão transparente avança com o Novo PAC
-
Governo vistoria obras do sistema de esgotamento sanitário do Bacanga, em São Luís
-
Brandão destaca Selo Diamante conquistado pelo Portal da Transparência do Maranhão