Uma nova estrada rumo a mais uma beleza natural e cultural maranhense foi entregue neste domingo (28) pelo Governo do Maranhão. Com 19 quilômetros de extensão, o “Caminho dos Poetas” liga a sede do município de Guimarães à Praia de Araoca, no Litoral Ocidental do estado. O investimento vai garantir o desenvolvimento econômico e fortalecer o turismo da região.
A Estrada de Araoca, batizada “Caminho dos Poetas”, facilitará à população e aos turistas o acesso ao litoral com mais conforto e segurança, gerando oportunidades de emprego e renda para a comunidade local, além de lazer e entretenimento.
Durante a inauguração da via, o governador Carlos Brandão afirmou que a obra marca a realização de um sonho de mais de 50 anos.
“A estrada que liga Guimarães à tão famosa Praia de Araoca é um marco para essa região, porque ela vai fortalecer o turismo, gerar emprego e gerar renda, além de promover o desenvolvimento dessa localidade. Eu estou muito feliz porque o povo está feliz, e as pessoas vão passar a ter mais um ponto turístico para visitar no estado”, declarou Brandão.
O governador pontuou ainda que a estrada vai impulsionar o desenvolvimento econômico da região com a transformação da Praia de Araoca em mais um polo turístico, levando à construção de pousadas, bares e restaurantes no entorno.
A solenidade de inauguração da Estrada de Araoca reuniu a população de Guimarães, representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipal e estadual, lideranças políticas e comunitárias.
O prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, ressaltou que a entrega da Estrada de Araoca vai ficar marcada na história do município. “Esta foi uma obra muito sonhada por todos e hoje está sendo entregue pelo Governo do Estado. Por isso, hoje é um dia de festa e agradecimento”, disse.
Estrada de Araoca
Com investimento de mais de R$ 16 milhões, a nova via se estende da entrada da MA-305 até a Praia de Araoca, em Guimarães. Possui 6 metros de largura, acostamentos em ambos os lados, sinalização eficiente e sistema de drenagem para prevenir problemas como alagamentos e erosões.
A ordem de serviço para construção da via foi assinada em julho do ano passado e os serviços duraram pouco mais de seis meses.
“É uma obra de extrema importância porque vai desenvolver muito o turismo da região. Após os todos os estudos de viabilidade técnica, elaboramos o projeto e executamos a obra em tempo recorde. Esta é uma estrada de qualidade e que vai transformar a região”, ressaltou Aparício Bandeira, secretário de Estado de Infraestrutura.
Após visitas à região, o governador Carlos Brandão identificou outra necessidade da comunidade praiana de Araoca, e então solicitou a urbanização da localidade. Foi realizada a pavimentação com aproximadamente 950 metros de blocos de concreto, concretizando um antigo sonho para os moradores locais.
Além de Guimarães, a intervenção beneficia cidades como Bequimão, Central do Maranhão, Cedral, Cururupu, Porto Rico, Serrano do Maranhão e Apicum-Açu.
Sonho realizado
Para a população da região, a Estrada de Araoca também representa mais mobilidade urbana, mais conforto, dignidade e segurança.
“Antes essa estrada era de piçarra, e dificultava muito nosso deslocamento. Agora com uma estrada nova e asfaltada uma viagem que antes durava 3h poderá ser feita em até 1h30. Isso facilita muito o nosso acesso, não apenas à praia, mas aos outros municípios da região”, comentou a estudante Andressa Monteiro, moradora da cidade de Presidente Sarney.
A dona de casa Maria do Socorro Silva, moradora de Guimarães, já traça um antes e depois da nova estrada. “Era muito difícil porque era muita pedra, muita poeira. Ficamos muitos anos esperando essa melhoria. Eu gostei muito, estou muito feliz com esse momento”, contou.
Renato Barbosa, que é beneficiário do programa Minha Renda em Guimarães, já faz planos para o novo momento do turismo na cidade. “A gente que trabalha como vendedor ambulante vai ser muito beneficiado porque vai ficar mais fácil chegar até a praia. Com mais gente frequentando a gente vai vender mais e ter mais dinheiro no fim do mês. E agora que tenho o meu carrinho do Minha Renda vou colocar minha banca lá na praia”, disse.
Desenvolvimento do turismo
Desde o início da construção da estrada, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tem realizado uma série de ações de sensibilização para empreendedores e comunidades próximas à Praia de Araoca. Equipes da Setur visitaram estabelecimentos e discutiram melhorias nos produtos e serviços turísticos, destacando a importância da hospitalidade.
A iniciativa inclui aprimoramentos na infraestrutura, como pintura de fachadas, identificação nos bares, depósitos de lixo, distribuição de uniformes e mesas. A Setur planeja, inclusive, o fechamento de parcerias para a realização de campanhas de conscientização ambiental e combate à exploração sexual de crianças.
Caminho dos Poetas
Araoca, conhecida por sua beleza natural e culinária, especialmente à base de camarões, enfrentava dificuldades de acesso devido a estradas de piçarra e areia. Agora, o Caminho dos Poetas não só impulsionará o turismo como interligará 15 povoados, facilitando o transporte de alunos, pacientes e escoamento da produção local.
A Praia de Araoca fica na Baía do Cumã, onde naufragou o navio que trazia o poeta Gonçalves Dias, na madrugada de 10 de agosto de 1823. É considerado um dos pontos mais bonitos do litoral maranhense e que, agora, será incluído no mapa de turismo do Maranhão.
You may also like
-
Governador Carlos Brandão inicia reestruturação estratégica da base governista
-
Artigo do governador Carlos Brandão | O Maranhão transparente avança com o Novo PAC
-
Governo vistoria obras do sistema de esgotamento sanitário do Bacanga, em São Luís
-
Brandão destaca Selo Diamante conquistado pelo Portal da Transparência do Maranhão
-
Após ampla reforma, Governo do Maranhão entrega cinco unidades do Iema em São Luís