Internos do sistema prisional realizam serviços de revitalização na área externa do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão

Cerca de 15 internos do sistema prisional maranhense estão trabalhando na revitalização da fachada e parte externa do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, localizado no bairro do Calhau, em São Luís. Estão sendo executados serviços de capina, limpeza e pintura do muro.

A ação é parte do programa Trabalho com Dignidade, desenvolvido pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O programa leva oportunidades de trabalho, acesso à educação e qualificação profissional para pessoas privadas de liberdade, com o objetivo de prepará-las para o retorno à sociedade.

Ao proporcionar capacitação profissional, oportunidades de trabalho e atividades produtivas, o programa Trabalho com Dignidade visa não apenas uma ocupação, mas também contribuir para o desenvolvimento de habilidades profissionais, promover a humanização, bem como beneficiar a população em geral.

O secretário de Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade de Oliveira, destaca a importância do trabalho na ressocialização dos internos. “Oferecer oportunidades de trabalho não apenas prepara essas pessoas para uma reintegração mais efetiva à sociedade, mas também proporciona uma mudança de perspectiva sobre o próprio potencial. O trabalho é uma ferramenta valiosa na reconstrução de vidas e na redução da reincidência criminal”, afirma.

Além dos benefícios sociais, a iniciativa também traz impactos positivos para a estrutura penitenciária. A redução do tempo ocioso dos internos resulta em um ambiente mais seguro e propício para o desenvolvimento humano. Ações como essa reforçam a importância de programas de ressocialização, buscando, de fato, reintegrar os indivíduos à sociedade de maneira construtiva.

Diante desse cenário, o sistema prisional maranhense reforça seu compromisso em investir em programas que promovam a ressocialização e a reinserção, reconhecendo o trabalho como uma ferramenta poderosa na construção de um futuro mais positivo para os detentos e para a sociedade como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *