Colinas institui o Dia Municipal do Professor Macedo

Decreto assinado pela prefeita Valmira Miranda institui o Dia Municipal do Professor Macedo. A partir de agora o dia 23 de março de cada ano entrará para os feriados municipais da cidade. A data marca o dia de nascimento de José Manuel de Macedo Costa, um dos mais ilustres filhos de Colinas.

Conforme determinado no Decreto, o Dia Municipal do Professor Macedo compreenderá um conjunto de atividades teóricas e práticas que serão desenvolvidas pelas unidades escolares de Colinas.

Uma semana antes do dia 23 de março, os professores organizarão com os gestores, supervisores e alunos pesquisas sobre a história de vida do homenageado, suas atividades e trabalhos desenvolvidos em Colinas.

As pesquisas serão apresentadas no dia da culminância, por meio de biografias ilustradas, poesias, apresentações teatrais, artes visuais, dentre outras.

Quem foi o Professor Macedo

José Manuel de Macedo Costa, ou Professor Macedo, como ficou conhecido nacionalmente, nasceu no dia 23 de março de 1930, em Colinas.

Padre da diocese de Caxias, estudou no Maranhão e no Seminário da Prainha em Fortaleza, sendo ordenado em 1954.

Grande intelectual, Professor Macedo transformou a educação de Colinas e toda a região. Foi o principal responsável pela construção do prédio da Escola CINEC (Centro Integrado de Educação de Colinas), local onde hoje funciona o campus da Universidade Estadual do Maranhão.

Foi durante vários anos pároco de sua terra natal, onde, desde cedo, se distinguiu pela vocação de Educador e de Padre com larga visão dos problemas sociais e pastorais. Casou com Maria da Porto Macedo Costa em 1968 e tiveram dois filhos: Alessandra Porto Macedo Costa, médica e professora universitária, e José Manuel de Macedo Costa Filho, advogado.

Quando deixou o ministério foi morar em São Luís onde foi um dos fundadores e grande animador da TV Educativa que, naquela época, exerceu uma forte influência na Educação no Maranhão.

Passou depois alguns anos no Rio de Janeiro, ligado também à problemática da Tele-Educação. Lá fez pós-graduação em Planejamento Educacional e Desenvolvimento Regional .

É  autor de: 

•Perspectivas da Teleducação no Brasil; •Teleducação para o Desenvolvimento;

•Tecnologia Educacional, dentre outras obras importantes.

Voltando a São Luís, lançou a ideia de uma escola de alta qualidade dos Padres casados, mas o grupo teve receio e a ideia não se pôde concretizar.

Fundou então o Instituto do Homem, ONG orientada para, de um ponto de vista humanista, estudar e assessorar o planejamento sustentável de São Luís e do Maranhão. Foi Professor da Escola de Formação de Governantes – MA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *