Nesta quinta-feira (21), o MDB realizará, no Piccadilly (Calhau, Retorno do quartel da PM), a sua Convenção Partidária. Na oportunidade, o partido deve oficializar os nomes para concorrer aos cargos de deputados estaduais e federais. A previsão é de começar às 14h.
Também será definida a posição do partido relacionado aos cargos majoritários. Sem nenhum nome do partido para concorrer ao Governo do Maranhão ou Senado Federal, novidade dos últimos anos, até para o cargo à Presidência da República – que conta com o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) – o partido encontra divisão.
Parte do partido quer entregar o diretório para a campanha do petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outra, mais coerente com o partido, defendem levantar a bandeira de Tebet no Maranhão. Já na seara estadual, o partido é quase unânime em apoiar o governador Carlos Brandão (PSB) para sua reeleição e, por outro lado, não tem diálogo fechado em torno do ex-governador Flávio Dino (PSB), da mesma chapa de Brandão.
Há quem defenda o atual senador Roberto Rocha (PTB-MA) para a sua reeleição. Desta forma, a sigla deve seguir – de um jeito ou de outro – dividida nos cargos disputados nas próximas eleições.
Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados
Hoje, o partido conta com dois deputados na Alema (Assembleia Legislativa do Maranhão) e dois emedebistas na Câmara dos Deputados. Os quatro nomes, os deputados Roberto Costa e Betel Gomes na Assembleia, e os deputados Hildo Rocha e João Marcelo na Câmara, concorrem para a manutenção de seus assentos.
Novidades – o partido também conta com nomes que podem renovar o partido no legislativo nas esferas estadual e federal. Na Assembleia Legislativa, a atenção tem-se voltado para um nome de Timon, o coronel Schnneyder, que foi segundo colocado para prefeito de Timon nas últimas eleições municipais.
Para a Câmara dos Deputados dois nomes podem renovar – e ou – ampliar as cadeiras do partido. A ex-governadora Roseana Sarney pode, a partir de 2023, retornar à Câmara dos Deputados e o ex-senador Lobão Filho pode garantir pela primeira vez uma das 18 cadeiras da bancada maranhense na Câmara Federal.
A única dúvida, nesta questão, é se as novidades ameaçam ou não os atuais parlamentares.
De A Carta Política
You may also like
-
Iracema Vale é reeleita para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão
-
Base aliada coordenada por Marcus Brandão elege 23 vereadores em São Luís
-
Leões comemoram um grande leque de aliados eleitos, e destaca três casos
-
Aeroporto de Imperatriz é entregue após obras de reforma, ampliação e modernização
-
ANDORINHA SÓ – Deputados saem em defesa do governador Brandão após críticas de Othelino Neto